segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O que é um Convivio Fraterno (CF)

Num Convívio Fraterno (CF) é-nos mostrado que cada um tem uma herança que está escondida no entanto, ela aparece em cada conviva a partir do momento em que nos deixamos acolher pelo Deus Amor e assim começamos a perceber que há em nós uma necessidade de ver um mundo diferente e isso, só é possível se acreditarmos que Ele é o rumo que temos de seguir e assim tudo será possível, pois nesta experiência aprendemos que é possível amar e ser feliz. Perguntam vocês o que é um Convívio Fraterno?

É um movimento eclesial que nasceu na e para a Igreja e está em Portugal desde 1968 através do Pdr. Valente. Destina-se a jovens com 17 ou mais anos, sejam eles estudantes, trabalhadores ou com grau académico – para Deus não há restrições, Ele convida-nos ao Seu Banquete e cada um responderá. Estes deverão ser jovens com uma iniciação feita na paróquia, alguma inquietação religiosa e preparados para viver três dias que se pretendem ser de reflexão séria.

A dinâmica usada num CF é através de um grupo de jovens que dão testemunho da sua vida cristã e das opções como jovens cristãos inseridos no mundo. Os três dias de convívio, são feitos num ambiente de festa, em que cada conviva tem a possibilidade de se encontrar com ele mesmo; de se encontrar com os outros e de se encontrar com Deus

O CF termina com um encerramento, onde cada novo conviva dá testemunho de tudo o que viveu em três dias em que iniciaram a sua caminhada como convivas. Cada encerramento termina com uma Eucaristia em que Ele é lembrado como o ALFA e o ÓMEGA de uma vida com sentido. Depois são convidados a participar em outros encerramentos, visto serem abertos à comunidade, e assim, escutarem o que cada conviva permitiu que Jesus Cristo fizesse nele.

E perguntam vocês, e o CF termina e depois? Um CF. não fica só por estes 3 dias, que nos marcam e mudam verdadeiramente a vida de cada jovem pois, após o CF. os jovens convivas são convidados a integrar: o Grupo de Jovens da paróquia, realizando um trabalho e formação que visam o crescimento na fé e a colaboração da edificação da igreja; são convidados a inserirem-se noutros movimentos ligados à Igreja da Paróquia, como por exemplo, catequistas, leitores etc. Cada C.F. tem 4 Pós-Convívios, com o objectivo de serem acompanhados pelos seus coordenadores em encontros trimestrais durante um ano e desta forma não deixando apagar-se a chama da Luz do Deus Amor neles.
Por último, há um Convívio Nacional no 1º fim-de-semana de Setembro em Fátima



Que em cada acróstico possas encontrar aquela palavra, aquele gesto que procuras e não encontras em virtude de viveres num mundo onde lançam “bufadas” de desamor e só em Jesus Cristo encontras tudo aquilo que preenche o vazio do teu coração…ELE é o caminho, a verdade e a vida segura a Sua e deixa-te guiar por ela e irás mais longe que aquilo que os teus olhos vêem. É certo que há dias em que Lhe perguntas, porque existe a dor quando o mundo quer amor!? e tudo está na forma como amas, "Só o amor calará este grito de dor, esta ânsia de ter de sentir-se senhor. Só o amor tirará dos teus olhos o véu, para veres a terra e fazeres o céu; só o amor é capaz de sofrer, para viver.”

Deixa-te envolver pelo Seu Amor e se já fizeste a experiência de um CF, não fiques parado com o barco amarrado e lança-te mostrando assim a tua herança. Se não fizeste esta experiência, diz SIM quando o convite surgir… não tenhas medo de ir e só assim, verás que vale a pena ser conviva da Paz e do Amor e assim, consegues entender que o objectivo de um CF é proporcionar aos jovens, uma forte experiencia com Deus e com a Igreja, ajudando-os a fortalecer na fé.

2 comentários:

  1. Fantástico!
    Um CF é isso mesmo...
    Como eu costumo dizer: não se explica, vive-se e pronto! Só vivendo-o por inteiro é que podemos sentir o Deus Amor que tanto procuramos!

    Parabéns pela iniciativa! :)
    Beijinhos
    Deus te abençoe**

    ResponderEliminar
  2. Bom agora pensei bem sorte a vossa tem 4 pos-convivios... aqui so tenho um e ja vamos com alguma sorte!
    Mas foi uma descrição espectaculo, 5 estrelas!!!
    bjs andreia (deia)

    ResponderEliminar